DESAFIOS VIVENCIADOS NO ATENDIMENTO FARMACOLÓGICO DO PACIENTE DIABÉTICO EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM DIABETES E HIPERTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • América de Lourdes Nogueira da Cruz Silveira
  • Irineide Alencar Mesquita
  • Maria do Socorro de Sousa Cartágenes
  • Luiz Mário da Silva Silveira

DOI:

https://doi.org/10.35572/rsc.v6i1.155

Resumo

O presente estudo foi realizado a partir da experiência de adoção do Plano Estratégico Situacional em uma unidade estadual de referência em diabetes e hipertensão de São Luís, Maranhão. A operacionalização do plano se norteou pela articulação intersetorial e multiprofissional da unidade onde foi conduzido o estudo, sendo realizadas oficinas para identificação, seleção e priorização de problemas. O local foco definido foi a farmácia referência para dispensação de insulinas a pacientes cadastrados no Programa Estadual de Dispensação das Insulinas Glargina e Ultrarrápidas, com o objetivo de otimizar o serviço de assistência farmacêutica realizado na farmácia, que é a dispensação de insulinas aos pacientes inclusos no Programa Estadual. A aplicação do plano contou com a convocação de alguns integrantes da equipe multiprofissional, que foram estimulados a produzir perguntas norteadoras para a resolução do problema enfrentado pelos usuários da farmácia da unidade referência. Dentre os

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Publicado

2017-04-30