ESPELHO CONTRA ESPELHO: REFLEXÕES DOS OLHARES INTERPROFISSIONAIS

Autores

  • Suenny Fonsêca Oliveira
  • Camilla de Melo Silva
  • Danielle Gonçalves Cabral
  • Danielle Medeiros Urquiza
  • Hiago Roberto Teles Andrade

DOI:

https://doi.org/10.35572/rsc.v6i3.182

Palavras-chave:

Saúde Coletiva. Educação em Saúde.

Resumo

Desde 2001, com a resolução que busca a implementação das Novas Diretrizes Curriculares para os cursos de saúde no Brasil, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade são assuntos em voga, seja pela necessidade de implementá-los ou pela curiosidade que os cercam. Dentro da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), instalou-se, em 2016, o Programa de Educação Pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/GraduaSUS, uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação para promover a integração profissional desde a graduação, contribuindo, assim, para o contínuo aprimoramento da educação em saúde e formação de profissionais aptos a lidar com as diferentes realidades encontradas no Brasil e qualificados para promover atenção à saúde em todo o país. Para viabilizar tal demanda, foi criada a disciplina optativa de Formação Interprofissional em Saúde (FIS), aberta a todos os estudantes dos três cursos de saúde na UFCG, campus Campina Grande, sendo esses: Enfermagem, Medicina e Psicologia. A disciplina inovou ao colocar em prática um modelo de ensino que vem sendo introduzido paulatinamente nas universidades brasileiras, mas que ainda encontra entraves para implementação e execução: as metodologias ativas. Com três professoras em sala de aula, simultaneamente, cada uma oriunda de um dos cursos em questão, discutindo temas que perpassam pela Saúde Coletiva, os saberes foram confrontados, compartilhados e construídos coletivamente ? uma reflexão contínua de vários espelhos. Para o embasamento deste relato de experiência, utilizou-se artigos e manuais indexados nas bibliotecas BVS, PubMed e Scielo.

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Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Seção Temática sobre Saúde Coletiva