PROJETO DE MONITORIA “ANATOMIA AO VIVO”: UM TRABALHO QUE TRANSCENDE AS PORTAS DA UNIVERSIDADE

Autores

  • Mateus Queiroz Freire Leão
  • Raquel Aragão Maciel
  • Leonel Azevedo da Silva Neto
  • Jaciel Benedito de Oliveira
  • Fábio Andrey da Costa Araújo
  • Eduardo Sérgio Donato Duarte Filho

DOI:

https://doi.org/10.35572/rsc.v4i3.265

Palavras-chave:

Anatomia. Fisiologia. Educação em Saúde.

Resumo

Conhecer o corpo humano é imprescindível, desde seu funcionamento até sua morfologia; além de obrigatório aos profissionais da área de Saúde, tal conhecimento deve abranger outras populações, como o Ensino Básico, já que a Anatomia e a Fisiologia Humana são componentes curriculares vistos com maior ênfase no campo universitário do que no escolar. Evidencia-se um grande problema na educação brasileira: a falta de incentivo à integração “Universidade-Escola”. O Projeto “Anatomia ao Vivo”, propôs integrar alunos do nível médio do ensino público com a universidade através de monitores. Alunos do Ensino Médio (n=74) participaram do Projeto por intermédio de visitas ao Laboratório de Anatomia da Universidade de Pernambuco/Campus Arcoverde; após cada visita, responderam a um questionário que avaliou diversas variáveis da atividade. Praticamente metade dos estudantes optou pela área de Saúde e grande parte participou com intuito de que a “aula” dos monitores influenciasse na decisão da carreira profissional. A interação “Universidade-Escola” resultou em uma construção positiva do ensino-aprendizagem, aliando a prática à teoria, despertando interesse sobre o corpo humano, suas estruturas e do entendimento do que é Anatomia e Fisiologia.

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Publicado

2015-12-30