SABERES E PRÁTICAS DE MULHERES SOBRE O CÂNCER DE MAMA, PREVENÇÂO E DETECÇÃO PRECOCE

Autores

  • Sheila Milena Pessoa dos Santos Universidade Federal de Campina Grande.
  • Camila de Lima Ferreira Guimarães Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Roberta Lima Gonçalves Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Elisabete Oliveira Colaço Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Larissa Lima Alves Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Juliana Andreia Fernandes Noronha Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Gisetti Corina Gomes Brandão Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Graziela Brito Neves Zboralski Hamad Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.35572/rsc.v10i1.477

Resumo

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. O conhecimento acerca dessa neoplasia é essencial para a prática da prevenção do câncer de mama e, consequentemente, para a redução do diagnóstico tardio e a melhoria do prognóstico das mulheres acometidas. O objetivo foi conhecer os saberes e as práticas de mulheres sobre o câncer de mama, prevenção e detecção precoce. Foi realizado um estudo compreensivo, com abordagem qualitativa. Por meio de um instrumento semiestruturado foram entrevistadas 18 mulheres. Os dados foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática.  Como resultados emergiram quatro categorias: O frágil conhecimento sobre câncer de mama; Os saberes sobre fatores de risco e proteção; As práticas em saúde com foco no câncer de mama; e Fatores que dificultam a atenção ao câncer de mama. Observou-se que as mulheres possuem conhecimento frágil sobre o câncer de mama, destacando-se as crenças sobre a doença. Portanto, esse conhecimento mostra-se insuficiente para a adesão à hábitos e comportamentos saudáveis.

Palavras-chave: Câncer de mama; Detecção precoce de câncer; Saúde da mulher.

Biografia do Autor

  • Sheila Milena Pessoa dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande.

    Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Obstetrícia pela Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande.

  • Camila de Lima Ferreira Guimarães, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

    Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

  • Roberta Lima Gonçalves, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

    Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), mestrado em Saúde Pública pelo CENTRO DE PESQUISAS AGGEU MAGALHÃES (2009) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Professora da Universidade Federal de Campina Grande.

  • Elisabete Oliveira Colaço, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

    Especialista no Programa de Saúde da Família pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande-FCM. Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é professora Assistente da Universidade Federal de Campina Grande. 

  • Larissa Lima Alves, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

    Acadêmica em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

  • Juliana Andreia Fernandes Noronha, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

    Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Santa Emilia de Rodat (2004), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba (2011) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Campina Grande

  • Gisetti Corina Gomes Brandão, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

    Possui Doutorado em Ciências pela USP-Universidade de São Paulo ( 2014), Mestrado em Gestão Educacional pela Universidade Internacional de Lisboa (2002), Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual da Paraíba (1993). Docente dos cursos de Enfermagem e Medicina da Universidade Federal de Campina Grande

  • Graziela Brito Neves Zboralski Hamad, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

    Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), licenciatura em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (2002), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual da Paraíba (2008), doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Professora da Unidade Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande.

Downloads

Publicado

2021-09-16