FORMAÇÃO E PRÁTICAS EM HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE EM ALAGOAS DE ACORDO COM MEMBROS DA CÂMARA TÉCNICA DE HUMANIZAÇÃO

Autores

  • Sérgio Seiji Aragaki Faculdade de Medicina - Universidade Federal de Alagoas
  • Camila de Melo Moura Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes - Univ. Federal de Alagoas
  • Raiza Kananda Lourenço de Santana Faculdade de Medicina - Universidade Federal de Alagoas
  • Amanda Maria Silva Gomes Faculdade de Medicina - Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.35572/rsc.v11i1.487

Palavras-chave:

Humanização da Assistência; Gestão da Saúde; Trabalho em Saúde; Política Nacional de Humanização.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as ações de formação e as práticas em humanização da saúde em Alagoas, Brasil. Participaram da pesquisa sete membros da Câmara Técnica de Humanização desse estado, que produziram, em oficina, as informações relativas ao período de 2008 a 2019. A análise do material foi feita por meio de mapas dialógicos, baseadas nas  categorias analíticas: processos formativos e práticas em humanização da saúde; melhorias propiciadas com os processos formativos nas práticas de saúde e fatos que dificultam a humanização em saúde. Concluiu-se que, apesar de alguns problemas citados, houve um aumento progressivo do número e diversificação de tipos (cursos, seminários, oficinas, rodas de conversa etc.) e de locais de abrangência (setores ou unidades de saúde, municípios ou estado) dos processos formativos em humanização da saúde em Alagoas, produzindo benefícios entre as pessoas e nos âmbitos de atenção e gestão do SUS.

Biografia do Autor

  • Sérgio Seiji Aragaki, Faculdade de Medicina - Universidade Federal de Alagoas

    Psicólogo, especialista em Saúde Mental, Mestre e Doutor em Psicologia Social. Ex-consultor da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Professor da graduação e do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas.

  • Camila de Melo Moura, Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes - Univ. Federal de Alagoas

    Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialista em Saúde do Adulto e do Idoso pela Residência Multiprofissional da UFAL, em Terapia Intensiva com área de atuação em Neonatologia e Pediatria pela ASSOBRAFIR e em Gestão em Qualidade em Serviços de Saúde e Hospitalar pela FAVENI. Em processo de conclusão da especialização em Estimulação Precoce pela FAVENI. Atual fisioterapeuta da Unidade Neonatal do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes/UFAL. Já atuou como preceptora de estágio de graduação em Fisioterapia.

  • Raiza Kananda Lourenço de Santana, Faculdade de Medicina - Universidade Federal de Alagoas

    Estudante de graduação em Medicina. Foi bolsista de iniciação científica.

  • Amanda Maria Silva Gomes, Faculdade de Medicina - Universidade Federal de Alagoas

    Estudante de graduação em Medicina. Foi bolsista de iniciação científica.

Downloads

Publicado

2023-03-09