SINAIS E SINTOMAS DA COVID-19 EM INDIVÍDUOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: PROTOCOLO DE PESQUISA DE UMA SCOPING REVIEW.

Autores

  • Erik Cristóvão Araújo de Melo UFCG
  • Rossana Maria da Silva Rocha Universidade Federal de Campina Grande
  • Mayara da Silva Sousa Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.35572/rsc.v10i2.497

Palavras-chave:

COVID-19; SARS-CoV-2; Sinais e Sintomas; Unidades de Terapia Intensiva; Protocolos; Revisão

Resumo

A COVID-19 é uma doença viral, causada pelo SARS-CoV-2, que teve origem na China no fim do ano de 2019, tornando-se uma pandemia em 2020. Durante estes anos, esta doença tem causado altos índices de morbidade, mortalidade e letalidade, sobrecarregando alguns sistemas de saúde. Hoje, a maioria dos indivíduos acometidos, desenvolvem sinais leves e moderados, porém podem apresentar complicações, que desencadeia o internamento em Unidades de Terapia Intensiva. Considerando que esta doença é nova, necessita-se de vigilância e estudos que observem o seu desenvolvimento, principalmente, que monitorem e avaliem os sinais e sintomas e as suas complicações. Baseado no exposto, este protocolo de pesquisa tem o objetivo de orientar e guiar uma Scoping Review, que buscará evidências científicas sobre os sinais e sintomas apresentados pelos indivíduos diagnosticados com a COVID-19, internados em Unidades de Terapia Intensiva. Para a construção deste protocolo de pesquisa, baseou-se nas instruções e orientações metodológicas atualizadas para a realização de uma Scoping Review, norteadas pela Joana Briggs Institute e o PRISMA ScR. Neste cenário, espera-se que este protocolo de pesquisa possibilite um caminho mais organizado e sistemático, colaborando para que ocorra a identificação destas manifestações, com intuito de potencializar a investigação, os diagnósticos e o planejamento dos cuidados para diversas profissões que prestam assistência neste cenário.

Biografia do Autor

Erik Cristóvão Araújo de Melo, UFCG

Doutor em Enfermagem. Docente do curso graduação em Enfermagem. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal de Campina Grande.

Rossana Maria da Silva Rocha, Universidade Federal de Campina Grande

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal de Campina Grande.

Mayara da Silva Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal de Campina Grande.

Publicado

2022-05-05