ÉTICA E BIOÉTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA

Autores

  • Maria da Graça Alexandre
  • Rosa Maria Serra Bavaresco
  • Myrian Camara Brew
  • Caren Serra Bavaresco

DOI:

https://doi.org/10.35572/rsc.v7i1.76

Palavras-chave:

Ética, Bioética, Internato e Residência.

Resumo

A ética deve ser a diretriz básica para todos os profissionais de saúde, tanto para aqueles que exercem atividades científicas quanto aos que se relacionam com o cotidiano das pessoas. O respeito à ética na saúde exige uma reflexão permanente, sendo relevante investigar na prática cotidiana de uma especialização em serviço de saúde como se dá o equilíbrio entre o bem coletivo e os direitos individuais. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi conhecer as experiências de preceptores e residentes sobre a temática da ética e da bioética em uma modalidade de especialização em serviço. Foi realizado um estudo qualitativo através de análise de discurso com preceptores e residentes do Programa de Residência Médica do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Os resultados mostraram que todos os entrevistados consideravam importante a inclusão da temática da ética e da bioética no currículo da residência e dois terços informaram que esta temática foi abordada no programa. Todos afirmaram que a formação em ética e bioética influenciava seu modo de intervenção assistencial, especialmente nos momentos de conflitos éticos em relação à conduta a ser empregada. Urge, desta forma, que um novo olhar sobre os aspectos da discussão ética/bioética seja realizada dentro dos programas de residência médica a fim de qualificar da formação mais humanizada dos residentes.

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Publicado

2018-04-30