Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

APRESENTAÇÃO GERAL:

 Os textos devem ser apresentados como arquivo elaborado no programa Word for Windows, escritos em língua portuguesa, em fonte Arial, tamanho 11, espaçamento de 1,5 entre linhas, inclusive entre os parágrafos, recuo de 1,0 cm em primeira linha de parágrafo, margens de 2,0 cm (superior, inferior, esquerda e direita). Os textos devem ter no máximo 20 laudas, incluindo os anexos. Os trabalhos devem conter as seguintes partes: 

Título 

Deve estar em negrito, centralizado, fonte 12 e em caixa alta. Os trabalhos devem conter a versão em inglês do título (title), logo abaixo do resumo. 

Autores e Vínculo Institucional 

A Revista receberá artigos de autoria de doutores/as, profissionais com outras titulações, pós-graduandos/as e graduandos/as. É necessário que dentre os/as autores/as e coautores/as pelo menos um/a tenha o título de doutorado.

Todos/as os/as autores/as devem estar, obrigatoriamente, cadastrados/as no sistema da revista.

 

IMPORTANTE!

Para que seja garantido o sistema de Blind Review, os nomes dos/as autores/as não devem ser incluídos no corpo do texto. Qualquer informação que seja capaz de identificar a autoria inviabilizará a avaliação do artigo e deve ser retirada, inclusive nas propriedades do arquivo eletrônico.

O nome completo de todos/as os/as autores/as devem ser, obrigatoriamente, incluído no ato de preenchimento dos metadados da submissão e com indicação de titulação e instituição a que pertencem. Também, junto com essas informações, deve constar o endereço completo (inclusive eletrônico) do/a autor/a responsável pela correspondência.

Resumo e Descritores 

O resumo, deve estar posicionado logo abaixo da autoria, com espaçamento simples, em no máximo 250 palavras. Para relatórios de pesquisa é obrigatório que conste no resumo informações sobre objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Logo após o resumo devem ser listados de 3-5 descritores, conforme os Descritores em Ciências da Saúde (http://decs.bvs.br/).

 Abstract e Keywords 

Correspondem à versão para a língua inglesa do resumo e dos descritores, respectivamente, posicionados logo abaixo desses.

Os descritores e as keywords devem, obrigatoriamente, devem ser extraídos entre os disponíveis em http://decs.bvs.br.

Além disso, no corpo do texto dos artigos originais, relatórios de pesquisa de natureza clínica, descritiva, exploratória, experimental ou quase-experimental devem constar: Introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusões, agradecimentos (opcional) e referências bibliográficas. Na metodologia de trabalhos experimentais com animais e de trabalhos envolvendo seres humanos, deve ser citado, obrigatoriamente, o número do processo de aprovação do projeto de pesquisa na comissão de ética no uso de animais (CEUA) ou no comitê de ética em pesquisa (CEP) da respectiva instituição, sendo que durante o processo avaliativo, a qualquer momento, um documento comprobatório pode ser solicitado pelo Comitê Editorial como requisito para a publicação.

As ilustrações (desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas, entre outras) são consideradas figuras e devem ser limitadas a um máximo de quatro por artigo. As figuras serão apresentadas no corpo do texto, com legendas acima, numeradas em sequência mediante algarismos arábicos precedidos do nome “Figura”. Logo abaixo da figura deve constar a fonte desta, todos em fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.

Os quadros e tabelas deverão ser apresentados no corpo do texto, com legendas acima, numeradas em sequência mediante algarismos arábicos precedidos do nome “Quadro” ou "Tabela", conforme o caso. Logo abaixo do quadro/tabela deve constar a fonte deste/a, todos em fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.

OBSERVAÇÃO: Todas as Figuras, Quadros e Tabelas devem estar dispostos no texto, de modo que não ultrapassem os limites de uma única página (incluindo a legenda e a fonte), bem como não devem estar com a metade numa página e a aoutra metade na seguinte.

Template:

Clique aqui para obter o layout do arquivo de texto a ser utilizado como modelo para a submissão.

Os artigos que não obedecererm rigorosamente as normas de formatação não serão encaminhados para avaliaçao.

  

NORMAS BIBLIOGRÁFICAS:

 Citações no Texto:

A revista adota a citação numérica. NÃO É PERMITIDA A CITAÇÃO DO NOME DO AUTOR NO TEXTO. As referências devem ser numeradas por ordem de aparecimento no texto e citadas entre parênteses. Números sequenciais devem ser separados por hífen (1-4); números aleatórios devem ser separados por vírgula (1,3,4,8).

 Referências Bibliográficas: 

Devem ser numeradas e normatizadas de acordo com o estilo Vancouver, conforme orientações fornecidas pelo International Committee of Medical Journal Editors no Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals. A lista de referências deve ser escrita em espaço simples, em sequência numérica. A referência deverá ser completa, incluindo o nome de todos/as os/as autores/as (até seis), seguido de “et al.”. Os sobrenomes dos/as autores/as devem ser seguidos pelos seus prenomes abreviados sem ponto ou vírgula. Usar a vírgula somente entre os nomes dos/as diferentes autores/as. As abreviaturas dos títulos dos periódicos internacionais citados deverão estar de acordo com o Index Medicus / MEDLINE e para os títulos nacionais, com LILACS e BBO. Referências a comunicação pessoal e artigos submetidos à publicação não devem constar da listagem de Referências. 

ALGUNS EXEMPLOS:

 Artigo de Periódico: 

Ahrar K, Madoff DC, Gupta S, Wallace MJ, Price RE, Wright KC. Development of a large animal model for lung tumors. J Vasc Interv Radiol. 2002; 13(9 Pt 1):923-8. 

Banit DM, Kaufer H, Hartford JM. Intraoperative frozen section analysis in revision total joint arthroplasty. Clin. Orthop. 2002 ;(401):230-8.

 Artigo em periódicos em meio eletrônico: 

Kaeriyama E, Imai S, Usui Y, Hanada N, Takagi Y. Effect of bovine lactoferrin on enamel demineralization and acid fermentation by Streptococcus mutans. Ped Dent J [serial on the Internet]. 2007 Dec [cited 2008 Jan 15 12]; 17:2:118-26; Available from: http://www. j s t a g e. j s t. g o . j p /browse/pdj/17/2/ _contents.

 Livro:

 Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4ª ed. St. Louis: Mosby; 2002.

 Capítulo de Livro: 

Meltzer PS, Kallioniemi A, Trent JM. Chromosome alterations in human solid tumors. In: Vogelstein B,Kinzler KW, editores. The genetic basis of human cancer. New York: McGraw-Hill; 2002. p. 93-113.

 Dissertações e Teses:

Rubira CMF. Estudo longitudinal sobre similaridade, transmissão e estabilidade de colonização de Estreptococcus mutans em famílias brasileiras. [Tese]. Bauru: Faculdade de Odontologia, Universidade deSão Paulo; 2007.

Equipe Editorial

 

 

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os/as autores/as são obrigados/as a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos/as autores/as.

  1. A contribuição deve ser original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários a editora".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está com espaçamento 1,5 (exceto o resumo e abstract, que devem ser com espaçamento simples); usa uma fonte Arial tamanho 11 (exceto no título, que deve ser no tamanho 12); emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 
 

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Artigos Originais

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.