SINAIS E SINTOMAS DA COVID-19 EM INDIVÍDUOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: PROTOCOLO DE PESQUISA DE UMA SCOPING REVIEW.

Autores

  • Erik Cristóvão Araújo de Melo UFCG
  • Rossana Maria da Silva Rocha Universidade Federal de Campina Grande
  • Mayara da Silva Sousa Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.35572/rsc.v10i2.497

Palavras-chave:

COVID-19; SARS-CoV-2; Sinais e Sintomas; Unidades de Terapia Intensiva; Protocolos; Revisão

Resumo

A COVID-19 é uma doença viral, causada pelo SARS-CoV-2, que teve origem na China no fim do ano de 2019, tornando-se uma pandemia em 2020. Durante estes anos, esta doença tem causado altos índices de morbidade, mortalidade e letalidade, sobrecarregando alguns sistemas de saúde. Hoje, a maioria dos indivíduos acometidos, desenvolvem sinais leves e moderados, porém podem apresentar complicações, que desencadeia o internamento em Unidades de Terapia Intensiva. Considerando que esta doença é nova, necessita-se de vigilância e estudos que observem o seu desenvolvimento, principalmente, que monitorem e avaliem os sinais e sintomas e as suas complicações. Baseado no exposto, este protocolo de pesquisa tem o objetivo de orientar e guiar uma Scoping Review, que buscará evidências científicas sobre os sinais e sintomas apresentados pelos indivíduos diagnosticados com a COVID-19, internados em Unidades de Terapia Intensiva. Para a construção deste protocolo de pesquisa, baseou-se nas instruções e orientações metodológicas atualizadas para a realização de uma Scoping Review, norteadas pela Joana Briggs Institute e o PRISMA ScR. Neste cenário, espera-se que este protocolo de pesquisa possibilite um caminho mais organizado e sistemático, colaborando para que ocorra a identificação destas manifestações, com intuito de potencializar a investigação, os diagnósticos e o planejamento dos cuidados para diversas profissões que prestam assistência neste cenário.

Biografia do Autor

  • Erik Cristóvão Araújo de Melo, UFCG

    Doutor em Enfermagem. Docente do curso graduação em Enfermagem. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal de Campina Grande.

  • Rossana Maria da Silva Rocha, Universidade Federal de Campina Grande

    Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal de Campina Grande.

  • Mayara da Silva Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

    Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal de Campina Grande.

Downloads

Publicado

2022-05-05