ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DO USO DE EXAMES DE IMAGEM, COMO PROPOSTA COMPLEMENTAR, NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ANATOMIA SISTÊMICA

Autores

  • Camila Ferreira da Silva
  • Fernando Silva Ribeiro
  • Anne Carolyne Ferreira Reges
  • Renata Taysa de Souza Azevedo
  • Edivaldo Xavier da Silva Júnior
  • Gilberto Santos Cerqueira
  • Maria Alexandre Bettencourt Pires
  • Paulo Adriano Schwingel

DOI:

https://doi.org/10.35572/rsc.v7i1.79

Palavras-chave:

Anatomia; radiografia; ensino; ultrassonografia; imagem por ressonância magnética.

Resumo

Anatomia é uma disciplina de extrema importância para a formação dos profissionais de saúde. Para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, à utilização de recursos complementares associados aos métodos tradicionais, são potencializadores na qualidade de seu ensino. Sendo assim, o uso de exames de imagens, por exemplo, pode tornar- se um excelente recurso neste processo. Analisar a satisfação do uso de exames de imagem, no processo de ensino e aprendizagem da Anatomia Sistêmica, como método complementar comparado a métodos tradicionais. O estudo é do tipo experimental, descritivo, exploratório, quantitativo, o qual foi realizado no Laboratório de Anatomia Humana da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina. Fez parte do estudo 22 estudantes do curso de Fisioterapia da UPE, Campus Petrolina. Foram utilizados exames de imagem, os quais foram aplicados em aulas práticas aos partícipes. Com a análise dos dados, percebeu-se que os estudantes conseguiram associar o uso dos exames com o conteúdo aprendido em sala de aula, considerando este recurso como uma ferramenta útil para sua formação e um método que auxilia no processo de ensino-aprendizagem, não substituindo os métodos de ensino tradicional. A abordagem dos exames de imagens, durante as aulas práticas de Anatomia Humana, mostrou-se bastante eficiente e viável no processo de ensino e aprendizagem, havendo uma boa aceitação por parte dos participantes.

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Publicado

2018-04-30