ANÁLISE DA PRODUÇÃO DA ENZIMA INVERTASE A PARTIR DA FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO UTILIZANDO SUBSTRATOS NÃO CONVENCIONAIS

Autores

  • Emanuele Cardoso Dias
  • Gerbeson Carlos Batista Dantas
  • Henriqueta Monalisa Farias
  • Analu Freitas de Souza Brito
  • Caroline Targino Alves Silva
  • Débora Karenine Lacerda Gervásio
  • Michelle Rossana Ferreira Vaz

DOI:

https://doi.org/10.35572/rsc.v7i2.122

Palavras-chave:

Invertase, fermentação em estado sólido, Aspergillus niger IOC 4003, farelo de algaroba, farelo de arroz e sustentabilidade.

Resumo

A invertase pode ser conhecida como ?-D frutofuranosidase e, por conseguinte uma hidrolase que pode ser descoberta em uma ampla variedade de organismo procarioto e eucarioto. Na indústria é a principal enzima utilizada na hidrólise da sacarose e também na obtenção do xarope de açúcar invertido. Para esta produção de enzima, a fermentação mais utilizada nas produções científicas é a fermentação em estado sólido. Nesse contexto, este trabalho objetivou-se em analisar o rendimento da fermentação em estado sólido na produção de enzimas invertases utilizando o fungo filamentoso Aspergillus niger IOC 4003 como agente transformador utilizando dois substratos (Farelo de algaroba e Farelo de arroz). A fermentação ocorreu em frascos de 250 mL contendo o meio inoculado juntamente com os substratos escolhidos, onde todo o processo foi mantido sob incubação a temperatura ambiente. No que se refere ao período deste processo, a fermentação ocorreu em sete dias, e a cada 24 horas eram coletados frascos de cada resíduo. Do fermentado extraído de cada frasco por filtração à vácuo foi analisado o pH, consumo de substrato e atividade enzimática. Foi observado que em ambas as fermentações, utilizando farelo de arroz e farelo de algaroba, apresentaram níveis de atividade invertásica significativamente no processo e mostraram-se diretamente proporcionais ao consumo de carbono e nitrogênio presente no meio pelo microrganismo ao longo da fermentação. Neste viés, a produção de invertase por fermentação em estado sólido agrega valor aos resíduos que seriam descartados, fortalecendo todo o conceito de sustentabilidade em processos fermentativos e viabilidade econômica da indústria de produção enzimática.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Edição

Seção

Seção Temática sobre Biotecnologia e Bioprocessos