A LEITURA LITERÁRIA COMO ELEMENTO PARA A FORMAÇÃO SINE QUA NON HUMANA

Authors

  • Núbia Verônica Fereira Avelino
  • Josilene Pinheiro- Mariz

DOI:

https://doi.org/10.35572/rsc.v2i1.357

Keywords:

Desenvolvimento; Saúde; Humanização

Abstract

Pensar a literatura como um caminho especial para o desenvolvimento humano é compreendê-la como um componente indispensável para a formação profissional, sobretudo, quando se trata do profissional da área de saúde, uma vez que ele lida, em grande parte das vezes, com vidas humanas. Refletindo sobre a necessidade de uma terapêutica humanizadora, aquela que vê o ser humano nas suas, múltiplas perspectivas evocamos o que preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Lei de diretrizes e Bases da Educação, do Brasil (LDB) e percebemos que proporcionar a leitura literária no âmbito do tratamento de saúde pode ser um importante instrumento na busca da cura. Assim, neste artigo, buscamos apresentar o texto literário como um potente instrumento de humanização. Para isso, focamos na formação da criança, considerando-se que essa fase da vida é o momento mais importante para o desenvolvimento humano. Nesse sentido, fazemos uma exposição histórica para mostrar essa evolução e discutimos, a partir da leitura de um clássico da literatura, um exemplo de como a literatura pode favorecer o desenvolvimento humano. No conto, A bela adormecida do bosque mostramos como o escritor francês Charles Perrault exerceu grande influência na formação da criança ocidental. Essa perspectiva de terapêutica pode ser um caminho bem particular na formação de profissionais da grande área da saúde, que busquem exercer, no cotidiano profissional, a humanização na saúde, por meio da leitura literária.

Published

2011-04-30