O ENSINO DA MEDIDA DE PRESSÃO ARTERIAL NO CURSO DE ENFERMAGEM

Autores/as

  • Gabriela Marchiori Azzolin

DOI:

https://doi.org/10.35572/rsc.v7i3.147

Palabras clave:

Pressão Arterial, Hipertensão. Educação em Saúde. Ensino Superior

Resumen

A Hipertensão Arterial é um grave problema de saúde pública atingindo cerca 600 milhões de pessoas sendo um dos fatores de risco de maior morbi-mortalidade mundial. Existe divergência entre as recomendações das VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão e sua medida realizada na prática de saúde, havendo dificuldade de incorporar o seu manejo adequado no processo de trabalho pelos profissionais da saúde, o que acontece, segundo alguns autores, em grau acentuado. Esta polêmica avulta-se na medida em que se torna evidente a dicotomia entre o que se espera do profissional da área da saúde na visão dos teóricos e o que se verifica ser a ação cotidiana nas instituições de saúde. No que tange ao ensino desta técnica, percebe-se que ainda há a necessidade de avaliação da apropriação desse conhecimento pelos docentes da área da saúde que abordam este conteúdo em suas disciplinas, assim como de seus alunos, sendo esta a reflexão apresentada neste texto.

Publicado

2018-12-30