LIGA ACADÊMICA DE DOENÇAS NEGLIGENCIADAS: ENCURTANDO LAÇOS ENTRE ENSINO, SERVIÇO E GESTÃO.
DOI:
https://doi.org/10.35572/rsc.v6i3.183Palabras clave:
Relações Comunidade-Instituição, Hanseníase, Tuberculose.Resumen
O presente artigo objetiva relatar as atividades de integração entre ensino, serviço e gestão do cuidado, desenvolvidas pelos membros da Liga Acadêmica de Doenças Negligenciadas da Universidade Regional do Cariri. Trata-se de um relato de experiência sobre as vivências no contexto do cuidado as pessoas com tuberculose e hanseníase, na região do Cariri cearense. Foram desenvolvidas atividades no intuito de integrar o ensino, o serviço e a gestão do cuidado, colaborando com o desenvolvimento crítico e reflexivo dos acadêmicos frente às demandas apresentadas pela realidade da situação de saúde das cidades dessa região. A liga esteve envolvida em atividades de educação em saúde, busca ativa de casos, supervisão de tratamento diretamente observado, entre outras. Por meio dessas experiências pode-se apreciar o compartilhamento de objetivos em comum entre os sujeitos envolvidos para o cuidado destinado a esses usuários, assim como, propiciou-se um repensar na formação dos profissionais para o SUS, na possibilidade de concentrar-se nos esforços na atenção primária e na oferta de um cuidado integral e oportuno.