AUTOPERCEPÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL DOS USUÁRIOS DO RESTAURANTE POPULAR DE PATOS/PB.

Autores/as

  • Alynne Macedo
  • Maria Carolina Bandeira Macena
  • Raquel de Queiroz Ferreira Rodriges

DOI:

https://doi.org/10.35572/rsc.v4i1.239

Palabras clave:

Qualidade de vida. Saúde bucal. Autopercepção.

Resumen

Os restaurantes populares são unidades de alimentação e nutrição destinadas ao preparo e comercialização de refeições saudáveis, ofertadas a preços acessíveis à população, que devem localizar-se preferencialmente em grandes centros urbanos. O objetivo da pesquisa foi conhecer o perfil de usuários do restaurante popular do Município de Patos-PB e avaliar a qualidade de vida e autopercepção em saúde bucal dos participantes. O questionário OHIP foi aplicado a 397 usuários. Posteriormente ao recolhimento dos questionários, estes foram registrados em um software específico, o Google Docs®. Através desta plataforma, todos os dados foram armazenados e gráficos foram extraídos para análise dos resultados obtidos. Os resultados apontaram que 42,8% dos entrevistados eram estudantes, 36% residiam com quatro ou mais pessoas, 41,8% moravam no bairro Jatobá, onde o restaurante está localizado. Quando analisados os dados referentes à saúde bucal, pode-se observar que a maior parte (47%) dos entrevistados se autoavaliou com boa condição de saúde bucal, 86% relataram não apresentar problemas nas gengivas e 47%, algum problema nos dentes. A saúde bucal é um direito humano básico e o seu contributo é fundamental para uma boa qualidade de vida. Contudo, ainda persistem enormes desigualdades no acesso aos cuidados adequados de saúde bucal e geral.

Publicado

2015-04-30