COGNIÇÃO E LINGUAGEM: ATIVIDADES NEURONAIS ENVOLVIDAS NA AQUISIÇÃO DO FRANCÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores/as

  • Maria Rennally Soares da Silva
  • Josilene Pinheiro Mariz

DOI:

https://doi.org/10.35572/rsc.v3i1.287

Resumen

Diversos estudos no âmbito da linguagem que é expressa pela criança, durante a fase de aquisição de um idioma, são realizados por linguistas, neurocientistas e demais interessados nesse tema. Várias teorias tentam explicar como ocorre a aquisição da linguagem através de distintas vertentes; desde as vertentes biológicas, inatistas, interacionais até as cognitivas. Normalmente, tem-se a crença de que as crianças possuem determinada facilidade para adquirir um idioma estrangeiro. Mas, o que dizem os especialistas a esse respeito? Nesta pesquisa, pretendemos discutir a respeito do processo de aquisição da linguagem e dos esquemas cognitivos que o viabilizam, com o objetivo de compreender quais os mecanismos ativados pelo cérebro humano durante o aprendizado de uma língua. Para tanto, examinamos os fundamentos teóricos baseados na aprendizagem e na aquisição de línguas estrangeiras (LE) para crianças, tendo como foco o aprendizado do Francês como Língua Estrangeira em uma realidade exolíngue brasileira, analisando quais os aspectos neurodidáticos inerentes a esses processos. Esse estudo tem características de uma investigação documental, através de pesquisas bibliográficas, de cunho qualitativo. Com alguns dos resultados obtidos, pode-se enfatizar a constatação de que há um período sensível da maturação cognitiva que favorece a aquisição de uma LE.

Publicado

2014-04-30