AVALIAÇÕES FARMACOECONÔMICAS EM VIGILÂNCIA DE MEDICAMENTOS.

Autores/as

  • Patricia de Carvalho Mastroianni
  • Samir Antonio Rodrigues Abjaude
  • Fabiana Rossi Varallo

DOI:

https://doi.org/10.35572/rsc.v3i2.295

Resumen

Propôs-se identificar estudos farmacoeconômicos em farmacovigilância e conhecer os resultados econômicos em vigilância pós-comercialização. Trata-se de uma revisão bibliográfica direcionada nas bases de dados Lilacs e PubMed/Bireme. Para a busca dos artigos utilizaram-se os seguintes descritores científicos em saúde: [“sistemas de notificação de reações adversas a medicamento” OR "erros de medicação" OR "vigilância de produtos comercializados" OR "vigilância de evento sentinela"] AND ["análise custo-benefício" OR "análise custo-eficiência" OR "custos e análise de custo" OR "custos hospitalares" OR "custo-efetividade" OR "avaliação de custoefetividade"
OR "custos de medicamentos"]. Foram selecionados os manuscritos publicados nos últimos 10 anos. Foram selecionados 13 artigos, dos quais 12 realizaram análises de custo-benefício e apenas um de custo-efetividade. Apenas em
um estudo não houve economia, os demais geraram economia, que variaram de 13,7 a 30% nos gastos do serviço avaliado. As ações de vigilância foram: educação continuada; busca ativa por meio de rastreadores e/ou implantação de ronda; trabalho em equipe e multidisciplinar; implantação do serviço informatizado de gestão de segurança, permitindo a rastreabilidade das informações e alertas. Os resultados das ações propostas levaram a prevenção de reações adversas a medicamentos, redução de risco ao paciente, diminuição de prescrições inadequadas e redução do tempo de internação.

Publicado

2014-08-30