SABERES E PRÁTICAS DA COMUNIDADE SOBRE O USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO CUIDADO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • JAMILLE DE LIMA SANTOS Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ

DOI:

https://doi.org/10.35572/rsc.v10i2.393

Palabras clave:

Plantas Medicinais; Fitoterapia; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde.

Resumen

Introdução: Fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças, a qual incentiva o desenvolvimento comunitário com vistas à promoção da saúde. Objetivo: Conhecer os saberes e práticas quanto ao uso de plantas medicinais utilizadas por usuários e profissionais de saúde. Métodos: Trata-se de um relato de experiência cuja vivência foi realizada no dia 28 do mês de novembro do ano de 2018, com 26 usuários e profissionais da Unidade Básica de Saúde Abengruta II, no município de Aracati/CE. O estudo partiu do princípio da educação em saúde e utilizou como referencial metodológico os círculos de cultura propostos por Paulo Freire. Resultados: Constatou-se que a maioria dos participantes teve acesso às plantas medicinais no âmbito familiar, bem como surgiu mais de uma forma de adquirir as plantas. Verificou-se o uso dessas ervas em formas de chás, sumos, garrafadas, óleos, sucos e lambedor. Ainda, surgiu um total de 21 plantas, com semelhanças entre a indicação terapêutica popular e científica, relacionadas a diferentes patologias ou sintomas de agravos. Todos informaram nunca terem tido acesso a esse cuidado nos serviços de saúde pública. Conclusão: É possível compreender que existe o conhecimento de uma diversidade dos recursos naturais que viabilizam as práticas integrativas e complementares na atenção à saúde. Entretanto, é preciso propor e fazer mudanças que valorizem o conhecimento popular, favorecendo a apropriação do sujeito no cuidado, que se pretende ser mais eficaz com o uso concomitante das plantas medicinais de forma consciente e segura na atenção primária.

Publicado

2022-02-14