BULLYING NA ADOLESCÊNCIA: PERCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DE JOVENS INSTITUCIONALIZADOS (AS)
DOI:
https://doi.org/10.35572/rsc.v9i3.394Palabras clave:
Bullying; Adolescentes; Institucionalização; Adaptação psicológicaResumen
Objetivo: compreender a percepção de adolescentes institucionalizados (as) acerca do bullying e suas estratégias de enfrentamento. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa sustentada nos referenciais teóricos do Interacionismo Simbólico. O cenário foi composto por duas casas de acolhimento e os participantes foram seis adolescentes da casa Estrela e sete adolescentes da casa Sol. A coleta de dados foi realizada por meio de grupo focal. A análise dos dados baseou-se na análise de conteúdo temática. Resultados: o bullying exerce influência na vida dos/das adolescentes no que diz respeito à constituição de suas relações sociais e nas estratégias de enfrentamento que desenvolvem para a autodefesa e proteção. Esses/essas jovens podem ao longo da adolescência e/ou outras etapas de suas vidas desenvolverem quadros relacionados com baixa autoestima, ansiedade, depressão, autolesão, dentre outros. Conclusão: embora a institucionalização seja uma forma de proteção e garantia de direitos dos (as) adolescentes, em algumas circunstâncias ela favorece situações de intimidações, discriminação e ofensas por parte de outros. Torna-se essencial a oferta de atividades para os/as adolescentes institucionalizados (as) que os/as permitam ser capazes de lidar com as adversidades cotidianas, dentre elas as situações de bullying.