BULLYING NA ADOLESCÊNCIA: PERCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DE JOVENS INSTITUCIONALIZADOS (AS)

Autores/as

  • ELAINE CRISTINA FRANCO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
  • Edilene Aparecida Araújo da Silveira Universidade Federal de São João del Rei
  • Kariny Aparecida Trevisan da Silva Universidade Federal de São João del Rei
  • Aline Rafaela Neves Padilha
  • Maria Alice Aparecida Resende Universidade Federal de São João del Rei
  • Marlon Wiilian da Silva Universidade Federal de São João del Rei

DOI:

https://doi.org/10.35572/rsc.v9i3.394

Palabras clave:

Bullying; Adolescentes; Institucionalização; Adaptação psicológica

Resumen

Objetivo: compreender a percepção de adolescentes institucionalizados (as) acerca do bullying e suas estratégias de enfrentamento. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa sustentada nos referenciais teóricos do Interacionismo Simbólico. O cenário foi composto por duas casas de acolhimento e os participantes foram seis adolescentes da casa Estrela e sete adolescentes da casa Sol. A coleta de dados foi realizada por meio de grupo focal. A análise dos dados baseou-se na análise de conteúdo temática. Resultados: o bullying exerce influência na vida dos/das adolescentes no que diz respeito à constituição de suas relações sociais e nas estratégias de enfrentamento que desenvolvem para a autodefesa e proteção. Esses/essas jovens podem ao longo da adolescência e/ou outras etapas de suas vidas desenvolverem quadros relacionados com baixa autoestima, ansiedade, depressão, autolesão, dentre outros. Conclusão: embora a institucionalização seja uma forma de proteção e garantia de direitos dos (as) adolescentes, em algumas circunstâncias ela favorece situações de intimidações, discriminação e ofensas por parte de outros. Torna-se essencial a oferta de atividades para os/as adolescentes institucionalizados (as) que os/as permitam ser capazes de lidar com as adversidades cotidianas, dentre elas as situações de bullying.

Biografía del autor/a

  • ELAINE CRISTINA FRANCO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI

    Docente Adjunto da Universidade Federal de São João del Rei 

  • Edilene Aparecida Araújo da Silveira , Universidade Federal de São João del Rei

    Docente Adjunta da Universidade Federal de São João del Rei 

  • Kariny Aparecida Trevisan da Silva, Universidade Federal de São João del Rei

    Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei 

  • Aline Rafaela Neves Padilha

    Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei 

  • Maria Alice Aparecida Resende, Universidade Federal de São João del Rei

    Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei 

  • Marlon Wiilian da Silva, Universidade Federal de São João del Rei

    Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente da Universidade Federal de São João del Rei

Publicado

2021-04-15