PREVALÊNCIA DE LESÃO MANCHA BRANCA EM CRIANÇAS ATENDIDAS EM CLÍNICA ESCOLA DE ODONTOPEDIATRIA

Autores

  • Vitor Nascimento Goes Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Beatriz Rodrigues Moura Universidade Federal de Campina Grande
  • Regina Mendes da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Ocimar Lopes de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Angélica Sátyro Gomes Alves Universidade Federal de Campina Grande
  • Elizandra Silva da Penha Universidade Federal de Campina Grande
  • Camila Helena Machado da Costa Figueiredo Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.35572/rsc.v10i2.456

Palavras-chave:

Odontologia, Cárie Dentária, Odontopediatria.

Resumo

Objetivo: O presente estudo tem como propósito identificar a presença de lesões de mancha branca em crianças atendidas na disciplina de Clínica Infantil II do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Patos, na especialidade de odontopediatria. Materias e Métodos: A amostra foi composta por 196 prontuários e os dados coletados apresentavam informações quanto as variáveis demográficas (gênero, idade e cidade em que reside), presença de lesões de mancha branca ativa ou inativa, quantidade de lesões em cada paciente, elementos dentários mais acometidos por essas lesões e em qual face dentária ela era mais predominante. Resultados: Dos 196 prontuarios, 37 apresentavam manchas brancas ativas, 20 manchas brancas inativas e 17 manchas ativas e inativas. O gênero feminino apresentou 52,68% da amostra e a idade de 8 a 10 anos prevaleceu (43,23%). Em relação aos elementos mais acometidos, os molares apresentaram maior prevalência de macha branca ativa 31,65% e os incisivos de mancha branca inativa 41,44%. A face mais acometida por ambas as lesões foi a vestibular, 41,09% na mancha branca ativa e 54,54% na inativa. Discussão: A cárie é uma doença que se apresenta inicialmente como uma lesão de mancha branca, identificar essas lesões eu sua fase inicial permite a realização de um tratamento mais conservador. Conclusão: Portanto, o conhecimento do perfil do público que procura as clínicas de ensino pode prover subsídios aos dirigentes das instituições visando qualificar o processo educativo desenvolvido e a atenção odontológica.

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Publicado

2022-02-14