ENTRE DIÁLOGOS E CUIDADOS: VIVENCIANDO O CURSO INTERPROFISSIONAL DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.35572/rsc.v6i3.184Palabras clave:
Educação Continuada; Atenção Primária; Grupos PopulacionaisResumen
O trabalho com grupos, principalmente no contexto da saúde, busca a participação popular visando os cuidados em saúde e o empoderamento social e político dos sujeitos. Além disso, promover saúde é também propor interação e fortalecimento de vínculos entre profissionais e a comunidade, bem como entre os próprios membros da comunidade. Não obstante, realizar atividades grupais exige, além de uma boa mediação e criatividade, instrumentos que fortaleçam e favoreçam a relação dialógica no espaço. Neste sentido, uma das propostas do Pet Saúde/GraduaSus, é proporcionar o fortalecimento dessas ferramentas para os profissionais da atenção básica e alunos do Centro de CiênciasBiológicas e da Saúde por meio das Metodologias participativas. Deste modo, o presente trabalho busca descrever a experiência construída ao longo de um semestre letivo na segunda turma do curso de Metodologias Participativas da UFCG, objetivando trazer aspectos pertinentes ao processo de educação continuada de profissionais da saúde, bem como a preparação de alunos dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Medicina para a atuação nos contextos grupais, mais especificamente da atenção primária à saúde