ENTRE DIÁLOGOS E CUIDADOS: VIVENCIANDO O CURSO INTERPROFISSIONAL DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS

Autores

  • Hannah Carla de Jesus Bezerra
  • Heloísa Oliveira de Medeiros
  • Iris Vieira de França
  • José Olivandro Duarte de Oliveira
  • Mirelly da Silva Barros
  • Vinicius José de Lima Souza
  • Ana Janaina Jeanine Marthins de Lemos Jordão
  • Gilvânia Smith Nóbrega Morais

DOI:

https://doi.org/10.35572/rsc.v6i3.184

Palavras-chave:

Educação Continuada; Atenção Primária; Grupos Populacionais

Resumo

O trabalho com grupos, principalmente no contexto da saúde, busca a participação popular visando os cuidados em saúde e o empoderamento social e político dos sujeitos. Além disso, promover saúde é também propor interação e fortalecimento de vínculos entre profissionais e a comunidade, bem como entre os próprios membros da comunidade. Não obstante, realizar atividades grupais exige, além de uma boa mediação e criatividade, instrumentos que fortaleçam e favoreçam a relação dialógica no espaço. Neste sentido, uma das propostas do Pet Saúde/GraduaSus, é proporcionar o fortalecimento dessas ferramentas para os profissionais da atenção básica e alunos do Centro de CiênciasBiológicas e da Saúde por meio das Metodologias participativas. Deste modo, o presente trabalho busca descrever a experiência construída ao longo de um semestre letivo na segunda turma do curso de Metodologias Participativas da UFCG, objetivando trazer aspectos pertinentes ao processo de educação continuada de profissionais da saúde, bem como a preparação de alunos dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Medicina para a atuação nos contextos grupais, mais especificamente da atenção primária à saúde

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Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Seção Temática sobre Saúde Coletiva